ALINHAMENTO A LASER

Curso direcionado para operadores de máquinas, técnico mecânicos, mecânicos de manutenção de máquinas e supervisores. É apropriado para profissionais que alinham eixos, trabalham para resolução de problemas relacionados à falhas prematuras de equipamentos devido ao desalinhamento.

Objetivo do curso:

Transmitir informações e conhecimentos necessários para o alinhamento de eixos em equipamentos rotativos dentro de tolerâncias específicas, incluindo o planejamento, pré alinhamento e alinhamento de precisão seguindo procedimentos normalizados medianos sobre as técnicas de alinhamento de eixos rotativos, conscientizar o grupo a respeito da importância deste serviço, os efeitos nocivos do atrito e do desgaste, a classificação e os tipos de dificuldade, os métodos e como esta pratica reduz o consumo de energia e zela adequadamente pelos principais componentes de máquinas. Noções de técnicas de preditivas serão abordadas.

Metodologia:

O curso é apresentado em módulos, numa linguagem simples e de fácil compreensão. É composto de parte teórica, exercícios e discussão de casos práticos, fazendo com que a participação dos profissionais seja extremamente valorizada. Tudo isso torna o curso bastante dinâmico, fazendo uso de técnicas que estimulam a participação dos profissionais.

Conteúdo programático:

Método convencional:
– Tipos de desalinhamentos;
– Benefícios do alinhamento;
– Ferramentas de alinhamento (principio de alinhamento com calibre de folgas e principio de alinhamento com relógios comparadores).
– procedimentos de pré-alinhamento;
– Demosntração gráfica dos métodos de alinhamentos;
– Demonstração de fórmulas de correção e métodos de alinhamentos;
– Correção de pé manco.

Método a Laser:
Complementa o curso de alinhamento convencional, utilizando equipamentos avançados de alinhamentos a laser, aumentando a confiabilidade, a velocidade, a precisão do alinhamento, abordando:

- Tipos de equipamentos;
– Set- up dos equipamentos (filtros, unidades, etc)
– Entrada das informações dimensionais do conjunto;
– Medição do desalinhamento;
– Interpretação dos resultados;
– Execução das correções do desalinhamento;
– Correção do pé manco
– Correção de máquina estática;
– Compensação de dilatação térmica;

Recursos Instrucionais:

Este curso vem sendo ministrado para este público alvo, é formatado com linguagem didática e acessível, extremamente participativo e vem sendo bem avaliado pelos profissionais treinados. Além das aulas expositivas, trabalha-se com dinâmicas e exercícios práticos que auxiliam na consolidação dos conceitos por parte dos participantes.

Serão utilizados filmes, transparências, slides em Power Point, , exemplos de boletins técnicos. Será fornecida uma Apostila, com a reprodução diminuída do conteúdo do curso.

Avaliação:

Ao final do curso, poderá ser aplicada uma Avaliação de Aprendizagem Teórica e informamos que será fornecido Certificado de Conclusão aos participantes do treinamento.